sexta-feira, 3 de maio de 2019

PITIRÍASE VERSICOLOR

A Pitiríase versicolor é uma infecção fúngica da pele que provoca o surgimento de placas escamosas e incolores.Se trata de uma dermatose provocada pelo fungo Malassezia furfur, que atinge com mais frequência a pele de homens e mulheres jovens, caracterizada pela mudança na pigmentação da pele. Ela também é conhecida pelos nomes tínea ou tinha versicolor, pano branco e micose de praia. Os fatores de risco para infecção incluem o calor e a umidade e sistema imunológico debilitado por uso de corticosteroide, gravidez, desnutrição, diabetes, ou outros distúrbios.

                                              

Sintomas:

-Se observa a presença de manchas descamativas de tamanhos variados, que podem ser de cor cinza, castanha, ocre ou ainda acrômicas (pouca ou nenhuma pigmentação na pele);
 -As lesões normalmente surgem na parte superior do tórax, braços e face, mas em alguns casos pode se estender para o couro cabeludo, abdome, antebraços e região poplítea; 
-As manchas ficam mais evidentes quando a pessoa toma sol, pois a região afetada contrasta com a cor da pele bronzeada não comprometida pela infecção.

Transmissão:

A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por contato direto, ou através de peças de vestuário que estiveram em contato com o afetado pelo fungo. Algumas pessoas não são suscetíveis à infecção, mesmo com contato repetitivo, outras podem apresentar a micose várias vezes.

Diagnóstico:

O diagnóstico se dá através de exame médico da pele e de raspagens de pele para se visualizar o fungo no microscópio, também pode ser feito pelo exame com lâmpada de Wood.

Pitiríase versicolor crescendo em cultura
Tratamento:
O tratamento da Pitiríase versicolor é tópico com o uso de agentes antimicóticos, como derivados imidazólicos, amorolfina e itraconazol em forma de creme.Em alguns casos a pele volta a apresentar lesões após a cura clínica, por isso é necessária a inspeção da pele depois da finalização do tratamento e se preciso repetir a utilização do medicamento.Os medicamentos administrados por via oral, como fluconazol, são usados às vezes para tratar pessoas que têm uma infecção amplamente espalhada.


-MORAES, R. G.; LEITE, I. C.; GOULART, E. G. Parasito e Micologia Humana. 5 ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica Guanabara Koogan 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário